ANÁLISE DE TEXTO MULTIMODAL

 

Luiz Eduardo Lima Ribeiro[1]

 

Os estudos apresentados por Lim-Feie e Tan (2017), são baseados na abordagem sistêmica de Halliday (1994), que é uma teoria do significado como escolha, na qual linguagem, ou qualquer outro sistema semiótico, é interpretada como uma serie de redes de opções interligada.

Lim-Fei e Tan (2017) apresentam uma teoria na qual podemos analisar textos multimodais. Os autores propõem que os textos multimodais podem ser analisados sob três pontos de vista: forma, envolvimento e mensagem. Na análise feita, a perspectiva da mensagem com base nos conceitos de Lim-Fei e Tan (2017) será usada para fundamentação teórica e identificação desses conceitos sobre mensagem no vídeo proposto.

Conforme Lim-Fei e Tan (2017), a mensagem pode se orientar de quatro formas: Propósito, que pode ser educacional, entretenimento e econômico, Apelativo, regidos pelo poder, razão e emoção, enquanto a mensagem Representacional, pode ser inferida como literal e inferencial, a Contextual por sua vez se apresentar de duas formas, produção e recepção, que especifica o uso da língua como meio de interlocução em determinado contexto social.

 A mensagem de acordo com Lim-Fei e Tan (2017), mostra ainda os tipos de persuasão relacionadas ao Ethos, Logos e Páthos, conceitos criados por Aristóteles, nos quais a persuasão usada para fazer apelação ao observador e debater as inferenciais no texto e seus significados literais.

Segundo Lim-Fei e Tan (2017),  Aristóteles definiu, Ethos como a “variação de credibilidade ou confiabilidade, mas referia-se também a elementos de um discurso que refletiam no caráter particular do falante ou do autor do discurso, o Logos seria o discurso demonstrado com alguma variação de “lógica ou raciocínio, mas menciona - se ao conteúdo real de um enunciado e como ele foi organizado, enquanto o Páthos é uma “variação do apelo emocional”, referindo assim aos elementos de um discurso que agradava a sensibilidade do público.

Para a análise crítica do corpus, foi selecionado um anúncio publicitário, um texto visual da empresa Nike de 24 de julho de 2021, nele será identificado a mensagem e seus componentes:


 
 

O propósito

O propósito do texto visual pode ser indicado como: educacional, de entretenimento e econômico. E na mensagem do comercial mostra o propósito com o objetivo de entretenimento, como a diversão da protagonista do vídeo, a skatista Rayssa Leal, a fada madrinha do skate que saiu de Imperatriz e ganhou o mundo, se diverti ao passar por vários pontos de uma cidade, o vídeo é dinâmico, com uma trilha sonoro tocante.

E o econômico está relacionado com o produto exposto, Rayssa Leal ao rodar em seu skate pela cidade, está usando os tênis da marca Nike, apresentando o produto para a venda.

 

Apelativo

O apelativo é caracterizado pela persuasão do Ethos (poder e confiança na autoridade), Logos (razão) e o Páthos (a emoção e sentimentos em relação ao público).

Podemos identificar o Ethos sendo usado no anuncio, pois a protagonista Rayssa Leal, tem toda a credibilidade, pois é vice-campeã olímpica e medalhista de ouro nos X Games, além de outras premiações, sendo entre elas, a mais jovem a atingir esses feitos, se tornando assim uma autoridade com imagem de persuasão e confiança para divulgação de produtos, no caso da marca Nike, aumentando assim a probabilidade de os expectadores a comprar o produto.

 O anuncio faz a o uso do Páthos, um apelo emocional pra a assistência usando elementos para ganhar a sensibilidade do público ao usar elementos dos contos de fadas, eles dão asas para Rayssa Leal, e vários personagens em CGI são inseridos no vídeo, bem como uma música típicas desses contos de fadas.

 

Representacional

 O representacional se identifica por meio do literal que está baseado no sentido apresentado no texto e já o inferencial é aquele sentido compreendido pela observação ou dedução estabelecida no contexto. Na propaganda da Nike analisada, observamos o literal apresenta-se claramente objetivo de apresentar o tênis, e o inferencial, pois a Nike demostra como tênis é resistente, pois no vídeo se ver Rayssa leal passar por vários tipos de terrenos e obstáculos, inferindo assim a resistência e qualidade do produto.

 Contextual

No contextual é apresentado a produção e a recepção da mensagem. No que se refere à produção, esse comercial foi lançado em 24 de julho de 2021, e até a presente data apresentar no canal do Youtube da Nike 8.564.538 de visualizações

Quanto à recepção, até a data desta analise existem cerca de 175 comentários comentário no vídeo, alguns como:

 

 “A Nike faz os melhores comerciais, em todos os esportes. Impressionante. Repararam na música? Cinderela, "Um Sonho é um Desejo da Alma". A gata borralheira que sonhava em ser princesa. A menina maranhense que desejava se tornar rainha do skate. Sonhos se realizam, não só nos tais contos de fadas, como na vida real, onde fadinhas da periferia ganham medalhas olímpicas”


“Primeira vez que eu choro com um comercial. acompanho a carreira da Rayssa desde o início, é fod@ ver ela chegar lá!”

 

“Eu normalmente não gosto de comerciais, mas esse é um dos que valem à pena parar pra assistir. Grande comercial, que venham mais outros assim. :)”

 

Dessa maneira, se conclui que todos os passos para analises desenvolvidos por Lim-Fei e Tan (2017), fazem parte da campanha publicitária da NIKE em analise, atestando que o uso do texto multimodal, contribui para melhor conseguir se destacar no campo comercial e publicitário, para assim poder atingindo um público fiel para o consumo do referido produto, seja nas grandes mídias, ou nas redes sociais.

 

 

Referência

Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017

 



[1] Graduado em Letras/Literatura, pós-graduado em LIBRAS e Mestrando em Letras-PPGEL-UESPI.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PUBLICIDADE: MULTIMODALIDADE, INTERTEXTUALIDADE E PERSUASÃO EM TEXTOS AUDIOVISUAIS

ENDOSSAMENTO NA PUBLICIDADE