ANÁLISE DE TEXTO MULTIMODAL
Luiz Eduardo Lima
Ribeiro[1]
Os estudos apresentados por Lim-Feie e Tan
(2017), são baseados na abordagem sistêmica de Halliday (1994), que é uma
teoria do significado como escolha, na qual linguagem, ou qualquer outro
sistema semiótico, é interpretada como uma serie de redes de opções interligada.
Lim-Fei e Tan (2017) apresentam uma teoria
na qual podemos analisar textos multimodais. Os autores propõem que os textos
multimodais podem ser analisados sob três pontos de vista: forma, envolvimento
e mensagem. Na análise feita, a perspectiva da mensagem com base nos conceitos
de Lim-Fei e Tan (2017) será usada para fundamentação teórica e identificação
desses conceitos sobre mensagem no vídeo proposto.
Conforme Lim-Fei e Tan (2017), a mensagem
pode se orientar de quatro formas: Propósito, que pode ser educacional,
entretenimento e econômico, Apelativo, regidos pelo poder,
razão e emoção, enquanto a mensagem Representacional, pode ser
inferida como literal e inferencial, a Contextual por sua
vez se apresentar de duas formas, produção e recepção, que especifica o
uso da língua como meio de interlocução em determinado contexto social.
A
mensagem de acordo com Lim-Fei e Tan (2017), mostra ainda os tipos de persuasão
relacionadas ao Ethos, Logos e Páthos, conceitos criados por Aristóteles,
nos quais a persuasão usada para fazer apelação ao observador e debater as inferenciais
no texto e seus significados literais.
Segundo Lim-Fei e Tan (2017), Aristóteles definiu, Ethos como a
“variação de credibilidade ou confiabilidade, mas referia-se também a elementos
de um discurso que refletiam no caráter particular do falante ou do autor do
discurso, o Logos seria o discurso demonstrado com alguma variação de
“lógica ou raciocínio, mas menciona - se ao conteúdo real de um enunciado e
como ele foi organizado, enquanto o Páthos é uma “variação do apelo
emocional”, referindo assim aos elementos de um discurso que agradava a
sensibilidade do público.
Para a análise crítica do corpus, foi selecionado um anúncio publicitário, um texto visual da empresa Nike de 24 de julho de 2021, nele será identificado a mensagem e seus componentes:
O propósito
O propósito do texto visual pode ser indicado como:
educacional, de entretenimento e econômico. E na mensagem do comercial mostra o
propósito com o objetivo de entretenimento, como a
diversão da protagonista do vídeo, a skatista Rayssa Leal, a fada madrinha do
skate que saiu de Imperatriz e ganhou o mundo, se diverti ao passar por vários pontos
de uma cidade, o vídeo é dinâmico, com uma trilha sonoro tocante.
E
o econômico está relacionado com o produto exposto, Rayssa
Leal
ao rodar em seu skate pela cidade, está usando os tênis da marca Nike,
apresentando o produto para a venda.
Apelativo
O apelativo é caracterizado pela persuasão
do Ethos (poder e confiança na autoridade), Logos (razão) e o Páthos (a emoção
e sentimentos em relação ao público).
Podemos identificar o Ethos sendo usado no
anuncio, pois a protagonista Rayssa Leal, tem toda a credibilidade,
pois é vice-campeã olímpica e medalhista de ouro nos X Games, além
de outras premiações, sendo entre elas, a mais jovem a atingir esses feitos, se
tornando assim uma autoridade com imagem de persuasão e confiança para divulgação
de produtos, no caso da marca Nike, aumentando assim a probabilidade de os expectadores
a comprar o produto.
O anuncio faz a o uso
do Páthos, um apelo emocional pra a assistência usando elementos para ganhar a
sensibilidade do público ao usar elementos dos contos de
fadas, eles dão asas para Rayssa Leal, e vários personagens em CGI são inseridos
no vídeo, bem como uma música típicas desses contos de fadas.
Representacional
O
representacional se identifica por meio do literal que está baseado no sentido
apresentado no texto e já o inferencial é aquele sentido compreendido pela
observação ou dedução estabelecida no contexto. Na propaganda da Nike analisada,
observamos o literal apresenta-se claramente objetivo de apresentar o tênis, e
o inferencial, pois a Nike demostra como tênis é resistente, pois no vídeo se
ver Rayssa leal passar por vários tipos de terrenos e obstáculos, inferindo
assim a resistência e qualidade do produto.
No contextual é apresentado a produção e a
recepção da mensagem. No que se refere à produção, esse comercial foi lançado
em 24 de julho de 2021, e até a presente data apresentar no canal do Youtube da
Nike 8.564.538 de visualizações
Quanto à recepção, até a data desta analise
existem cerca de 175 comentários comentário no vídeo, alguns como:
“A Nike faz os melhores comerciais, em
todos os esportes. Impressionante. Repararam na música? Cinderela, "Um
Sonho é um Desejo da Alma". A gata borralheira que sonhava em ser
princesa. A menina maranhense que desejava se tornar rainha do skate. Sonhos se
realizam, não só nos tais contos de fadas, como na vida real, onde fadinhas da periferia
ganham medalhas olímpicas”
“Primeira vez que eu choro com um comercial.
acompanho a carreira da Rayssa desde o início, é fod@ ver ela chegar lá!”
“Eu normalmente não gosto de comerciais, mas esse é um dos
que valem à pena parar pra assistir. Grande comercial, que venham mais outros
assim. :)”
Dessa maneira, se conclui que todos os passos
para analises desenvolvidos por Lim-Fei e Tan (2017), fazem parte da campanha
publicitária da NIKE em analise, atestando que o uso do texto multimodal,
contribui para melhor conseguir se destacar no campo comercial e publicitário, para
assim poder atingindo um público fiel para o consumo do referido produto, seja
nas grandes mídias, ou nas redes sociais.
Referência
Lim-Fei, V. & Tan,
K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O.
& Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and
methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017
Parabéns pela análise>
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