O ENSINO DO LETRAMENTO VISUAL

Selecione e analise uma atividade de um livro ou material didático para descobrir de que forma o letramento visual é ensinado. 

 

Quando falamos de letramento visual, conforme Gomes, Barbosa, Lima e Gomes 2019, estamos falando de que tanto os leitores e autores possam esta aptos a ler, produzir e pensar sobre e por meio de imagens, assim segundo aos autores o letramento visual é composto de diversas habilidades, estas relacionadas tanto com a recepção quanto a produção de linguagem visual, assim como outras habilidades ligadas ao uso crítico de signos imagéticos para que ocorra uma comunicação efetiva.

E atualmente o livro didático tem permitido que autores produzam letramento visual, dando a oportunidade para que alunos possam apreciar o usar desse método didático da melhor forma possível.

Pensando nessa ótima forma de permitir novos métodos de estudos, a atividade selecionada para ser analisada, está presente nas páginas 117 ás 125 da obra Multiversos: língua portuguesa do ensino médio (2020), elaborado por Maria Teresa Arruada Campos e Lucas Sanches Oda, livro didático esse, que já segue a nova BNCC.

Os autores apresentam o tópico “ As imagens também falam” no qual eles retomam o capítulo anterior sobre poesia, e de que além das palavras, recursos como a imagens também podem ser usadas para a transmissão de ideias. São usadas várias imagens de campanhas sobre a conscientização no transito. Os autores ainda apresentam placas de transito, solicitando que o leitor identifique cada uma. Finalizando o uso de imagens, os autores apresentam um outdoor, mostrando os perigos de não usar o sinto de segurança ou capacete no transito, usando assim as imagens de ótima qualidade para transmitir conscientização para esses alunos, bem como a possibilidade deles podem aprender a ler essas imagens.

Portanto, se ver que o letramento visual é de suma importância para os alunos, fazer o uso desses recursos permite que ele seja mais visual, possa fazer o uso correto de imagens e saiba identificar por experiências próprias, as determinadas finalidades que as imagens possuem.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PUBLICIDADE: MULTIMODALIDADE, INTERTEXTUALIDADE E PERSUASÃO EM TEXTOS AUDIOVISUAIS

ENDOSSAMENTO NA PUBLICIDADE