DE
QUE FORMA OS MULTILETRAMENTOS SE ENCAIXAM COM A SUA PESQUISA?
Luiz
Eduardo Lima Ribeiro[1]
Minha pesquisa é focada na
área da análise do discurso, na qual procuro identificar o discurso sobre a
mulher presente no livro didático, especificamente o livro didático de língua
portuguesa do ensino médio. Visto que o multiletramento fomenta a capacidade de
ler o mundo, ao identificar o discurso sobre a mulher presente no livro
didático, irá permite que se desenvolva essa capacidade de poder entender o
mundo e a partir dessa compreensão, adquirir habilidades para a construção de
sentido no contexto em que o indivíduo se insere.
Compreender como o discurso
sobre a mulher é apresentado no livro didático assume uma enorme importância, pois
ele é um dos materiais de apoio educacionais mais utilizado nas escolas para fins didáticos
que auxilia os professores em suas práticas pedagógicas funcionando com suporte
para mediação de conhecimento e um veículo de ideologias que prevalecem os
diversos discursos permitindo que ocorram multiletramento para os alunos, eles
poderão desenvolver o letramento crítico, no qual poderão opinar e desenvolver
a capacidade de reflexão na sociedade em que vive, bem como letramento
acadêmico, ao serem estimulados a pensar em assuntos ideológicos como
científicos e práticos.
Através do livro
didático, os alunos podem aprender o letramento visual, pois o uso da semiótica
é uma das formas de recursos didático usado no livro para levar compreensão, podemos
encontrar também o letramento escolar, no qual a pratica da escrita e leitura
são exercitados e estimulados, o livro didático ainda ajuda para o letramento
literário, desde a identificação dos gêneros literários, e aprendizados dos
grandes clássicos e novas descobertas de textos modernos.
Assim a
construção de sentidos, bem como as condições de produção presentes no livro didático
possibilita que os diversos discursos ocorram nesse suporte, o que por sua vez
leva tanto o professor, como o aluno, poderem ter acesso as diversas formas de
letramento, estimulando a democratização do ensino, dos conceitos e das
oportunidades de aprendizagem.
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