DE QUE FORMA OS MULTILETRAMENTOS SE ENCAIXAM COM A SUA PESQUISA?

Luiz Eduardo Lima Ribeiro[1]

Minha pesquisa é focada na área da análise do discurso, na qual procuro identificar o discurso sobre a mulher presente no livro didático, especificamente o livro didático de língua portuguesa do ensino médio. Visto que o multiletramento fomenta a capacidade de ler o mundo, ao identificar o discurso sobre a mulher presente no livro didático, irá permite que se desenvolva essa capacidade de poder entender o mundo e a partir dessa compreensão, adquirir habilidades para a construção de sentido no contexto em que o indivíduo se insere.

Compreender como o discurso sobre a mulher é apresentado no livro didático assume uma enorme importância, pois ele é um dos materiais de apoio educacionais  mais utilizado nas escolas para fins didáticos que auxilia os professores em suas práticas pedagógicas funcionando com suporte para mediação de conhecimento e um veículo de ideologias que prevalecem os diversos discursos permitindo que ocorram multiletramento para os alunos, eles poderão desenvolver o letramento crítico, no qual poderão opinar e desenvolver a capacidade de reflexão na sociedade em que vive, bem como letramento acadêmico, ao serem estimulados a pensar em assuntos ideológicos como científicos e práticos.

Através do livro didático, os alunos podem aprender o letramento visual, pois o uso da semiótica é uma das formas de recursos didático usado no livro para levar compreensão, podemos encontrar também o letramento escolar, no qual a pratica da escrita e leitura são exercitados e estimulados, o livro didático ainda ajuda para o letramento literário, desde a identificação dos gêneros literários, e aprendizados dos grandes clássicos e novas descobertas de textos modernos.

Assim a construção de sentidos, bem como as condições de produção presentes no livro didático possibilita que os diversos discursos ocorram nesse suporte, o que por sua vez leva tanto o professor, como o aluno, poderem ter acesso as diversas formas de letramento, estimulando a democratização do ensino, dos conceitos e das oportunidades de aprendizagem.



[1] Graduado em Letras/Literatura, pós-graduado em LIBRAS e Mestrando em Letras-PPPGEL-UESPI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PUBLICIDADE: MULTIMODALIDADE, INTERTEXTUALIDADE E PERSUASÃO EM TEXTOS AUDIOVISUAIS

ENDOSSAMENTO NA PUBLICIDADE