ANÁLISE DA IMAGEM de "O BOTICÁRIO" CONFORME A GRAMÁTICA DESIGN VISUAL


LUIZ EDUARDO LIMA RIBEIRO[1]

 

A imagem a ser analisada faz parte da campanha de O Boticário, que divulga a grande promoção que oferece até 40% de desconto em todos os produtos da linha de perfumaria feminina e de maquiagem, na qual eles desejam fazer a aposta no poder das crenças pessoais e na magia das cores e da beleza. Segundo o Boticário, seguindo o conceito “Não importa a cor do seu desejo, o segredo é sempre acreditar”, a campanha faz um diálogo entre a crença pessoal no significado de cada cor ao conceito de O Boticário “Acredite na Beleza”. Assim como as cores podem trazer efeitos positivos para o dia a dia das pessoas, especialmente para aquelas que acreditam nisso, a beleza também pode ser transformadora.

Fonte: Disponível em:< https://www.almapbbdo.com.br/pt/trabalhos/campanha-de-o-boticario-aposta-nas-cores-e-na-positividade+150>.

É possível observar no anúncio, que a marca busca exaltar os produtos em questão, essa exaltação pode ser verificada pela imagem do rosto maquiado e com um sorriso de satisfação da modelo ao lado dos produtos, configurando, assim a eficácia e a qualidade deles. Percebe-se que o propósito comunicativo está ligado à venda desses produtos, através do convencimento de que os produtos realmente cumprem o que prometem, visando despertar o desejo do interlocutor.

Embora a modelo esteja posando para a foto, em um determinado ângulo que tende a favorecer o seu rosto, a marca prioriza a utilização da representação conceitual, pois não há uma ação ou uma narração visual na imagem, mas, sim, a descrição das qualidades e características dos produtos divulgados pelo O Boticário.

Dessa forma, compreende-se a imagem como representação conceitual analítica, uma vez que a marca busca expor os atributos que a modelo possui, seu sorriso, o lindo tom de sua pela ao usar os produtos da empresa. Nesse sentido, apesar da modelo ser linda e gerar uma representatividade, o foco da campanha não está na modelo em si, mas no que ela carrega para representar a marca de O Boticário. Por isso, nota-se que há um recorte na imagem da modelo, mostrando somente os membros superiores, a fim de realçar os cuidados da modelo com a beleza, supondo que seja decorrente do uso de tais produtos da empresa divulgada, declarando assim a eficácia dos produtos.

Observa-se também na imagem da propaganda de O Boticário, a interação entre o participante e o leitor, que se dá através do olhar/contato, do enquadramento/distância social, da perspectiva/atitude e da modalidade. O olhar e o sorriso da modelo direcionado ao sujeito que observa, correspondendo, assim, ao olhar de oferta, configurando uma identificação da modelo com o público que irá consumir os produtos, que é o objetivo principal, com o olhar e o sorriso sugestivo que a modelo transparece que, a partir desse contato visual com o observador, busca fazer com que este adquira tais produtos de beleza.

A interação também pode acontecer por meio do enquadramento, cuja distância entre o participante e o sujeito pode ser mais próxima ou mais distante, revelando, então, um determinado sentido ao se fazer essas escolhas. Nesse viés, possível considerar que a participante, na imagem, se mostra em um plano fechado, uma vez que o enquadre oferece acesso apenas a algumas partes do corpo da participante, deixando lacunas para que os seus leitores possam preencher, a partir do seu conhecimento prévio.

Portanto, o produtor da mensagem pretende transmitir a concepção de que quem usa os produtos dessa nova coleção de O Boticário, acredita no significado das cores para sua vida, o que por sua vez leva a uma valorização dos produtos. Assim, cabe salientar que as metafunções observadas no anúncio direcionam para enaltecer a beleza e a representatividade da mulher negra como estratégia para retratar as características dos produtos de O Boticário que estão sendo divulgados para venda.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

Halliday, M. A. K. Language as social semiotic: The social interpretation of language and meaning. Maryland. University Park Press. 1978.

 

Halliday, M. A. K; Hasan, R. Language, context and text: aspects of language in a Social-Semioticperspective. Oxford: Oxford University Press. 1989.

 

Halliday, M. A. K; An introduction to Functional Grammar. London. Edward Arnold, 1994

 


[1] Graduado em Letras/Literatura, pós-graduado em LIBRAS e Mestrando em Letras-PPPGEL-UESPI. 

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