ANÁLISE DA IMAGEM de "O BOTICÁRIO" CONFORME A GRAMÁTICA DESIGN VISUAL
LUIZ EDUARDO LIMA RIBEIRO[1]
A imagem a ser analisada faz
parte da campanha de O Boticário, que
divulga a grande promoção que oferece até 40% de desconto em todos os produtos
da linha de perfumaria feminina e de maquiagem, na qual eles desejam fazer a
aposta no poder das crenças pessoais e na magia das cores e da beleza. Segundo
o Boticário, seguindo o conceito “Não importa a cor do seu desejo, o segredo é
sempre acreditar”, a campanha faz um diálogo entre a crença pessoal no
significado de cada cor ao conceito de O Boticário “Acredite na Beleza”. Assim
como as cores podem trazer efeitos positivos para o dia a dia das pessoas,
especialmente para aquelas que acreditam nisso, a beleza também pode ser
transformadora.
Fonte: Disponível em:< https://www.almapbbdo.com.br/pt/trabalhos/campanha-de-o-boticario-aposta-nas-cores-e-na-positividade+150>.
É possível observar no anúncio,
que a marca busca exaltar os produtos em questão, essa exaltação pode ser
verificada pela imagem do rosto maquiado e com um sorriso de satisfação da
modelo ao lado dos produtos, configurando, assim a eficácia e a qualidade
deles. Percebe-se que o propósito comunicativo está ligado à venda desses
produtos, através do convencimento de que os produtos realmente cumprem o que
prometem, visando despertar o desejo do interlocutor.
Embora a modelo esteja posando
para a foto, em um determinado ângulo que tende a favorecer o seu rosto, a
marca prioriza a utilização da representação conceitual, pois não há uma ação
ou uma narração visual na imagem, mas, sim, a descrição das qualidades e
características dos produtos divulgados pelo O Boticário.
Dessa forma, compreende-se a
imagem como representação conceitual analítica, uma vez que a marca busca expor
os atributos que a modelo possui, seu sorriso, o lindo tom de sua pela ao usar
os produtos da empresa. Nesse sentido, apesar da modelo ser linda e gerar uma
representatividade, o foco da campanha não está na modelo em si, mas no que ela
carrega para representar a marca de O Boticário. Por isso, nota-se que há um
recorte na imagem da modelo, mostrando somente os membros superiores, a fim de
realçar os cuidados da modelo com a beleza, supondo que seja decorrente do uso
de tais produtos da empresa divulgada, declarando assim a eficácia dos
produtos.
Observa-se também na imagem da
propaganda de O Boticário, a interação entre o participante e o leitor, que se
dá através do olhar/contato, do enquadramento/distância social, da
perspectiva/atitude e da modalidade. O olhar e o sorriso da modelo direcionado
ao sujeito que observa, correspondendo, assim, ao olhar de oferta, configurando
uma identificação da modelo com o público que irá consumir os produtos, que é o
objetivo principal, com o olhar e o sorriso sugestivo que a modelo transparece
que, a partir desse contato visual com o observador, busca fazer com que este
adquira tais produtos de beleza.
A interação também pode acontecer
por meio do enquadramento, cuja distância entre o participante e o sujeito pode
ser mais próxima ou mais distante, revelando, então, um determinado sentido ao
se fazer essas escolhas. Nesse viés, possível considerar que a participante, na
imagem, se mostra em um plano fechado, uma vez que o enquadre oferece acesso
apenas a algumas partes do corpo da participante, deixando lacunas para que os
seus leitores possam preencher, a partir do seu conhecimento prévio.
Portanto, o produtor da
mensagem pretende transmitir a concepção de que quem usa os produtos dessa nova
coleção de O Boticário, acredita no significado das cores para sua vida, o que
por sua vez leva a uma valorização dos produtos. Assim, cabe salientar que as
metafunções observadas no anúncio direcionam para enaltecer a beleza e a
representatividade da mulher negra como estratégia para retratar as
características dos produtos de O Boticário que estão sendo divulgados para venda.
REFERÊNCIAS:
Halliday,
M. A. K. Language as social semiotic: The social interpretation of language and
meaning. Maryland. University Park Press. 1978.
Halliday,
M. A. K; Hasan, R. Language, context and text: aspects of language in a
Social-Semioticperspective. Oxford: Oxford University Press. 1989.
Halliday,
M. A. K; An introduction to Functional Grammar. London. Edward Arnold, 1994
[1] Graduado em Letras/Literatura, pós-graduado em LIBRAS e Mestrando em Letras-PPPGEL-UESPI.
Achei seu texto muito interessante!
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