PUBLICIDADE: MULTIMODALIDADE, INTERTEXTUALIDADE E PERSUASÃO EM TEXTOS AUDIOVISUAIS
Luiz Eduardo Lima Ribeiro [1] O presente texto objetiva apresentar os conceitos teóricos acerca do gênero publicidade, bem como dos recuso textuais usados para gerar efeito de sentido nesse gênero, como a multimodalidade, a intertextualidade e a persuasão, seguido de uma análise, na qual serão aplicadas na prática em um texto audiovisual esses recursos textuais. O gênero publicidade, de acordo com Brasil (2010), é entendida como uma atividade comunicacional em benefício de um produto, de um serviço ou uma ideia. Seus anúncios estão espalhados em todos os lugares enfatizando tanto o uso que os fabricantes fazem dela, quanto os avanços tecnológicos representativos da sociedade. Dentro da publicidade, para que se alcance o publico são usando recursos textuais para a construção desse gênero, como a multimodalidade que em estudos apresentados por Lim-Feie e Tan (2017), os quais se basearam na abordagem sistêmica de Halliday (1994), destacam que o multiletramentos é uma teoria do...